Educação Holística

Educação Holística1http://www.colegioubm.com.br/62-2/

Este Blog tem por objetivo a troca de experiências educacionais que possam inspirar e otimizar os resultados da Educação Brasileira.

Educar um povo tão Multifacetado, num país tão grande e com tantas características culturais específicas acaba por confundir os responsáveis pela Educação Pública Formal que se perde no meio do caminho no esforço de atender e respeitar cada uma delas, em todas as regiões.

Parece-me que essas pessoas responsáveis pelo sucesso em atender a todas as populações em suas especificidades tem gerado conflitos de interesses que depõem contra a busca da Melhor Qualidade da nossa Educação Pública.

É por este e outros motivos que desenvolvi uma Metodologia e compus um Currículo baseado em Atividades que se propõem FOCAR NAQUILO QUE TODAS AS CRIANÇAS e ADOLESCENTES TÊM EM COMUM, independente de onde moram, e a cultura própria daquela localidade. Focada nos alunos como Seres Aprendentes que têm muito a nos Ensinar, e uma enorme SEDE DE SABER. Portanto, esta Proposta tem o objetivo de Melhorar o Aproveitamento do que lhes é ensinado direcionada a suas Potencialidades e capacitando-os a aprender mais e melhor de um jeito que atenda de imediato o Estilo Preferencial de Aprendizagem de cada um. Daí a Proposta ser dirigida a alunos do Ensino Fundamental já preparando-os para, posteriormente, receberem a sequencia dessa metodologia ao atingirem o Ensino Médio. Para tanto, os professores-Educadores também terão que passar por treinamento específico de como transformarem-se de simples Transmissores de Informações a Professor-Mediador-Educador.

“A EDUCAÇÃO imbuída dos VALORES HUMANOS é a ÚNICA a qual podemos chamar de EDUCAÇÃO PARA A VIDA.” – Angela Alem

PROPOSTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA que se propõe REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO, porque Respeita as Características da ‘Arquitetura Humana’ no seu Jeito Completo de ‘Ser Holístico’ em busca de sua Evolução, de Seu Melhor.

Um Currículo baseado na Arquitetura Humana dos Alunos e Professores em todos os aspectos que realmente contribuam para que as pessoas aprendam a Olhar, Sentir, Perceber, Compreender a si mesmas e o mundo a sua volta, sob diferentes ângulos, sem que seja necessário impor ou enquadrar Indivíduos a uma Resposta Pronta ou a algumas Visões de Mundo estereotipadas (e muitas vezes já ultrapassadas).

É preciso usar novas Metodologias de Ensino-Aprendizagem de forma a facilitar o conhecimento do Homem Holístico e Único – como Indivíduo (ser único, cada um com as suas nuances e especificidades próprias), bem como habilitado a se perceber também como um importante Elemento Social capaz de receber influências e Influenciar pessoas sempre em busca do Bem Comum através do desenvolvimento de Uma Consciência Coletiva (já não mais Individualista, pensando em SE BENEFICIAR sozinho de algumas mudanças).

Ao contrário, o Professor-Educador deverá ser preparado para saber colocar diante dos alunos, desafios e questionamentos formulados adequadamente para que eles, alunos, com a mediação do Professor-Educador, no sentido de Orientador entre o Conhecimento e o Aluno (e não Influenciador de respostas), busquem suas próprias respostas e as compartilhem e analisem em conjunto, através do DIÁLOGO (mediado pelo Professor-Educador) para a troca de ideias, conceitos e informações.

ISTO SIM, É EDUCAR PARA A VIDA, e não SOMENTE PARA PASSAR EM EXAMES e ENTRAR EM UMA FACULDADE.

Nesse contexto cabe aos cursos formadores de Professores-Educadores colocar em seus Currículos atividades práticas que os prepare para mudar seu perfil de Professor-Transmissor de Informações para o de Professor-Mediador do Conhecimento.

Só assim a Educação cumprirá sua Missão de Preparar o Aluno para saber Observar, Ler, Interpretar, Comparar e Tirar SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES sobre si mesmos e o mundo a sua volta, antes de dar respostas prontas. Criar, Compreender como o Ser Humano funcina, como ele é “por dentro” e, aprendendo a decodificar Competências, Habilidades, Conhecimentos, Autoconhecimento, Valores Humanos para o seu autodesenvolvendo como o Ser Holístico que é. Porque somente um Ser Humano por inteiro consegue Mudar a si mesmo e a Sociedade em que vive. Passo a passo, sem queimar etapas!! ISSO SIM, É EVOLUÇÃO!!

Angela Alem                                                                         11 de Junho de 2015

11 comentários sobre “Educação Holística

  1. Querida Angela, acabei de ver a tua “carta-desabafo” que o teu amado Alfredo publicou. e sinto na alma o problema que você passou, só não concordo que você tenha se sentido envergonhada porque a única certeza é que todos nós que a conhecemos, em nenhum momento pensamos que o vídeo teria sido enviado diretamente ou propositalmente por você. Era evidente que se tratava de um vírus. E você não foi a única. Este vírus rodou no face do mundo todo.
    Parabéns e sucesso neste teu blog, infelizmente não vou poder contribuir porque foge totalmente dos meus conhecimentos, uma vez ser esta uma área que não domino mas vou certamente ler tudo para aprender… aprender e aprender sempre.
    Fico na torcida que o face reconsidere o teu problema e que logo estaremos no mesmo canal expressando e publicando tudo que consideramos relevante.
    Fique com Deus minha linda amiga e conte sempre com minha amizade e carinho
    Donatella

    meu celular é: 98773-5025

    Curtido por 1 pessoa

    • Minha tão querida e sensível amiga Donatella. Vc é sempre tão atenciosa e carinhosa… Obrigada por suas palavras, amorzinho. Qto a não entender desse assunto do Blog (Educação), não se preocupe, não vou “fechar” nesse tema para meus amigos, amigas e parentes que quiserem vir até aqui conversar comigo, deixar alguma foto ou mensagem. Mais do que um blog sobre Educação, este é um Blog sobre Valores Humanos que a gente encontra nessas delicadezas de comentários de amigas como você. Demoramos mtos anos pra nos reencontrarmos e não vou perdê-la de vista, de jeito nenhum. Obrigada por vir me visitar. venha sempre que terei sempre um cafezinho pra te oferecer, com mto carinho ❤ Fique com Deus, amiga ❤

      Curtir

  2. MUITO OPORTUNO O SEU BLOG, ÂNGELA. É PERCEPTÍVEL QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ NO SEU SANGUE E FAZ PARTE DE SUA VIDA,OU MELHOR, SEMPRE FEZ, ATRAVÉS DE EXEMPLOS NOBRES VINDOS, PRINCIPALMENTE, DE SEU PAI QUE FOI UM GRANDE EDUCADOR, SÉRIO E COMPETENTE. OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR ESSE TRABALHO INTELIGENTE, BASEADO NA SUA LUCIDEZ E COMPETÊNCIA, COMO SER HUMANO E PROFISSIONAL.

    Curtido por 1 pessoa

    • Querida Maria Olívia, que bom te ver por aqui, na “minha nova casa”. Seja sempre mto bem vinda, amiga!!! Obrigada por suas palavras. Elas me ajudam a continuar acreditando que “nada acontece por acaso” e que tudo é possível quando acreditamos também em nós mesmos e naquilo que fazemos e construímos. Diante de uma oportunidade que o mundo me “fecha”, sempre busquei outros novos caminhos, porque eles sempre existem, mesmo qdo não estamos “prontos” para enxergá-los. Daí a necessidade de ensinarmos, nossas crianças, desde bem pequeninas, a “enxergar” para além do Horizonte, para além do que a nossa “vista e nossa compreensão pode alcançar” – porque nossas oportunidade de sermos Felizes e nos realizarmos como pessoas ou profissionais podem estar lá, por trás “das nuvens” que nos impedem de ver esses outros caminhos e oportunidades. Temos que aprender a ficar ligados ao que acontece a nossa volta, atentos aos “sinais” que a Vida nos envia. Se não aprendermos isso, nos ‘acomodamos’ a toda e qualquer ‘situação de conforto’, e tb de ‘desconforto’ diante de algo desconhecido. Então, ficamos inertes…, e Cegos!! E sofrendo sem necessidade. Isso é natural no ser humano. Mas como a vida já andou me “fechando” muitas portas, aprendi que em situações ruins inesperadas, só conseguimos sair dela inteiros qdo tomamos as rédeas da nossa vida sem ficar esperando que “alguém”, “em algum lugar” me ofereça algo sem que eu me esforce muito pra vencer os obstáculos. Nunca fiquei aguardando que as coisas caiam do céu e “cheguem” a mim, trazidas “na bandeja” do acaso. Nada acontece por acaso, mesmo qdo parecem ser assim. Tudo é tão somente o fruto do que construímos ou do que não construímos. E descobrir que posso e estou spre construindo, ajeitando, reformulando o que cabe a mim fazer, é o que me gratifica. Espero que agora que vc descobriu meu novo endereço que volte sempre pra tomarmos juntas um cafezinho enqto batemos um papo gostoso. Fique com Deus e os anjos a protejam – e a todos de sua família. carinho ❤

      Curtir

  3. Ângela, sou solidária na sua dor! Ninguém, com a mente sã pode imaginar que você tenha postado qualquer mensagem de mau caráter!!!!! Beijossss e continue a sua obra pela educação e amor aos nossos jovens!!!!!! Maria Lúcia Bonini Soubhia ( cel. O17 991080044)

    Curtido por 1 pessoa

    • Querida Maria Lúcia Bonini Soubhia, que bom te ver por aqui, na “minha nova casa”. Seja sempre mto bem vinda, amiga!!! Obrigada por suas palavras. Elas me ajudam a continuar acreditando que “nada acontece por acaso” e que tudo é possível quando acreditamos também em nós mesmos e naquilo que fazemos e construímos. Diante de uma oportunidade que o mundo me “fecha”, sempre busquei outros novos caminhos, porque eles sempre existem, mesmo qdo não estamos “prontos” para enxergá-los. Daí a necessidade de ensinarmos, nossas crianças, desde bem pequeninas, a “enxergar” para além do Horizonte, para além do que a nossa “vista e nossa compreensão pode alcançar” – porque nossas oportunidade de sermos Felizes e nos realizarmos como pessoas ou profissionais podem estar lá, por trás “das nuvens” que nos impedem de ver esses outros caminhos e oportunidades. Temos que aprender a ficar ligados ao que acontece a nossa volta, atentos aos “sinais” que a Vida nos envia. Se não aprendermos isso, nos ‘acomodamos’ a toda e qualquer ‘situação de conforto’, e tb de ‘desconforto’ diante de algo desconhecido. Então, ficamos inertes…, e Cegos!! E sofrendo sem necessidade. Isso é natural no ser humano. Mas como a vida já andou me “fechando” muitas portas, aprendi que em situações ruins inesperadas, só conseguimos sair dela inteiros qdo tomamos as rédeas da nossa vida sem ficar esperando que “alguém”, “em algum lugar” me ofereça algo sem que eu me esforce muito pra vencer os obstáculos. Nunca fiquei aguardando que as coisas caiam do céu e “cheguem” a mim, trazidas “na bandeja” do acaso. Nada acontece por acaso, mesmo qdo parecem ser assim. Tudo é tão somente o fruto do que construímos ou do que não construímos. E descobrir que posso e estou spre construindo, ajeitando, reformulando o que cabe a mim fazer, é o que me gratifica. Espero que agora que vc descobriu meu novo endereço que volte sempre pra tomarmos juntas um cafezinho enqto batemos um papo gostoso. Fique com Deus e os anjos a protejam – e a todos de sua família. carinho ❤

      Curtir

  4. Querida amiga Angela, antes de mais nada parabéns pela iniciariva! Você comprova que realmente é a pessoa forte e decidida que eu sempre achei que fosse! É uma pessoa que “dá a volta por cima” e não se rende diante dos impecilhos com os quais se depara e sim, tenta resolvê-los da melhor forma para si e para aqueles que lhe são queridos. Como a Donatella, tambem não poderei contribuir muito para o blog, pois meu conhecimento do assunto é superfcial. Mas estarei sempre por aqui, acompanhando e deixando uma palavrinha . A Donatella disse bem. O que aconteceu não depõe contra você! Várias notícias na Web estão informando e alertando usuários, da dita rede, do que está ocorrendo e todos sabem que tambem poderão ser vítimas, assim como você! Fique tranquila, todos estão sentindo falta de suas publicações inteligentes e esclarecedoras por lá! Bj! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Querida Mariângela, que bom te ver por aqui, na “minha nova casa”. Seja sempre mto bem vinda, amiga!!! Obrigada por suas palavras. Elas me ajudam a continuar acreditando que “nada acontece por acaso” e que tudo é possível quando acreditamos também em nós mesmos e naquilo que fazemos e construímos. Diante de uma oportunidade que o mundo me “fecha”, sempre busquei outros novos caminhos, porque eles sempre existem, mesmo qdo não estamos “prontos” para enxergá-los. Daí a necessidade de ensinarmos, nossas crianças, desde bem pequeninas, a “enxergar” para além do Horizonte, para além do que a nossa “vista e nossa compreensão pode alcançar” – porque nossas oportunidade de sermos Felizes e nos realizarmos como pessoas ou profissionais podem estar lá, por trás “das nuvens” que nos impedem de ver esses outros caminhos e oportunidades. Temos que aprender a ficar ligados ao que acontece a nossa volta, atentos aos “sinais” que a Vida nos envia. Se não aprendermos isso, nos ‘acomodamos’ a toda e qualquer ‘situação de conforto’, e tb de ‘desconforto’ diante de algo desconhecido. Então, ficamos inertes…, e Cegos!! E sofrendo sem necessidade. Isso é natural no ser humano. Mas como a vida já andou me “fechando” muitas portas, aprendi que em situações ruins inesperadas, só conseguimos sair dela inteiros qdo tomamos as rédeas da nossa vida sem ficar esperando que “alguém”, “em algum lugar” me ofereça algo sem que eu me esforce muito pra vencer os obstáculos. Nunca fiquei aguardando que as coisas caiam do céu e “cheguem” a mim, trazidas “na bandeja” do acaso. Nada acontece por acaso, mesmo qdo parecem ser assim. Tudo é tão somente o fruto do que construímos ou do que não construímos. E descobrir que posso e estou spre construindo, ajeitando, reformulando o que cabe a mim fazer, é o que me gratifica. Espero que agora que vc descobriu meu novo endereço que volte sempre pra tomarmos juntas um cafezinho enqto batemos um papo gostoso. Fique com Deus e os anjos a protejam – e a todos de sua família. carinho ❤

      Curtir

  5. Minha querida Angela, excelente texto sobre um tema que você tanto ama, e que tão poucos responsáveis cuidam, e tão poucos governantes seguem e incentivam.
    Desejo-lhe o maior sucesso com o seu Blog e que os seus Amigos a acompanhem neste espaço interativo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Meu querido Alfredo, o que seria de mim se não pudesse contar com seu empenho em me ajudar a fazer este blog. Obrigada por suas palavras em seu comentário. Obrigada por seu empenho em me ajudar a resolver problemas inesperados e até para a correção do que publico, seja nos meus livros ou nos textos avulsos percebendo e me alertando para algum erro a ser revisto antes dessas publicações. Ainda quero escrever em parceria com você sobre os Valores Humanos que ambos tanto gostamos e achamos importante para melhorar a Vida em Sociedade e em nosso planeta. Vc é demais e sou sua fã nº1. carinho e amor especiais meus pra vc. ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

