Diferença entre SER CIVILIZADO e SER EDUCADO

Civilização1Educado1

Normalmente vemos a grande maioria das pessoas confundirem o Ser Civilizado, com o Ser Educado. Estes são conceitos que devem ‘se complementar’, mas que no cotidiano se confundem pela ausência de um conhecimento mais profundo sobre o assunto. Aliás, o próprio termo ‘Cultura’, em nosso país, não passa de “uma quantidade maior de informações ‘superficiais’, não ponderadas, não analisadas, utilizadas apenas como ‘verniz’ intelectual – daí as confusões criadas no nosso cotidiano.

A meu ver, Ser Civilizado é, essencialmente, saber conviver e respeitar as diferenças em Sociedade e, particularmente, também com pessoas desconhecidas, no sentido de Urbanidade – pessoas que moram no mesmo lugar, até próximas, mas são pessoas estranhas. Sabem os hábitos uns dos outros, mas não se visitam. E suas diferenças são respeitadas por todos, mesmo pelos que não concordam com elas. Ser Civilizado não significa ser obrigado a Aceitar essas diferenças, muito menos Gostar ou Amar o “diferente”. A pessoa, ou Sociedade Civilizada, deve saber conviver com as diferenças e, verdadeiramente, Respeitá-las – não apenas ‘fingir’ socialmente que as respeita, para não serem ‘criticadas’, e, por dentro (ou muitas vezes, ‘pelas costas’ da pessoa), falar mal dela, criticar, fazer fofocas. 

Esse conceito de Civilidade, Civilização, vale para qualquer lugar do mundo, seja nas civilizações pequenas, distantes de grandes cidades, com ou sem qualquer conhecimento de novas tecnologias (em Aldeias, por ex.), ou nas grandes metrópoles.

Outras definições diferentes do que foi dito acima, e que por vezes as Pessoas confundem os conceitos, referem-se mais precisamente ao Conceito deturpado de EDUCAÇÃO – do ‘ser ou não ser Educado’ – como, por exemplo, dizer que é uma pessoa ‘de verniz fino’, envernizadopolítico, urbanoafável, gentil, comunicativosocialtratável, citadinocortês, delicadofinobem-ensinadopoliciado, equilibrado, bem-educadobem-criado, etc. 

No conceito mais profundo de CIVILIZAÇÃO, CIVILIDADE, CIVILIZADO, Pessoa Civilizada, tudo o que foi dito lá no início deste texto, não passa de “Civilização de Faz de conta”daí essa confusão toda e tantos conflitos interpessoais. Em sua essência são “estratégias” utilizadas pelas pessoas para serem aceitas na Sociedade onde vivem – principalmente usadas por Políticos, Artistas, Advogados, Lobistas…, enfim, são pessoas que USAM determinados comportamentos para ‘camuflar’ sua real personalidade e ser aceito no seu grupo de interesse. E ISSO…, está longe de Ser Civilizado, ou mesmo Educado!!

O que falta mesmo nas nossas “Civilizações”, é uma EDUCAÇÃO de Excelência, que tenha em si mesma o Compromisso de ‘construir’ nos indivíduos uma estrutura interna de Personalidade capaz de apresentar no seu cotidiano, um comportamento de Honestidade e Integridade Moral que os leve a expressar este seu ‘interior’ não só perante as pessoas que os conhecem, com desconhecidos, ou ainda na solidão de seu quarto, consigo mesmo.

Uma pessoa ‘Civilizada’ , portanto, NEM SEMPRE É A MESMA PESSOA em seus Comportamentos, dependendo mais da pessoa com quem está interagindo no momento.

Já uma pessoa ‘Educada’ SEMPRE demonstra seus Princípios e Valores de Respeito, Consideração com as outras pessoas por ter isso como um VALOR, sendo também capaz de Se PERCEBER como ALGUÉM QUE NÃO DESEJA FAZER AOS OUTROS, aquilo que não quer que lhe façam. Isto sim, é Ser EDUCADO, que É A SOMA do Comportamento e Princípios RECEBIDOS e que se completam, transformando um Ser que vive em Sociedade, um Cidadão,  em UM SER HUMANO DE VALOR.

Angela Alem                                                                                     11 de Julho de 2015

Anúncios

3 comentários sobre “Diferença entre SER CIVILIZADO e SER EDUCADO

  1. Ser civilizado é ser uma pessoa que sabe pensar e ajudar e nunca se atreve a prejudicar mesmo que lhe passe pela cabeça.
    Ser civilizado é saber obedecer à sociedade e também é para amar a vida como qualquer outra coisa no mundo.
    Ser civilizado é ser uma pessoa com muita calma e sem stress.
    Ser civilizado é ser uma pessoa com bom coração e é ser uma pessoa que cumpre as suas promessas e que nunca se arrepende do que faz de bem.
    Para sermos altamente civilizados temos que compreender o mundo e trabalhar para a sociedade.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s