Inteligência Espiritual

Inteligência espiritual    08-08-2013

O Quociente Espiritual (QS), como Fator de Evolução da Humanidade

Você já ouviu falar sobre ela?

Inteligência Espiritual é um novo conceito de Inteligência que vem completar a lista das Múltiplas Inteligência descobertas por  Howard Gardner.

A Inteligência Espiritual insere nossas atitudes e vivências em um contexto irrestrito de Significação e Valor Humano, dando-lhes um caráter mais consistente e até mesmo mensurável. Hoje, ter um nível mais elevado de QS (Quociente Espiritual), torna o indivíduo apto a exercitar uma existência mais plena de Significado.

Dessa forma, a Inteligência Espiritual  implica em se ter o Poder de acreditar em uma psique Criadora e Cósmica, bem como na possibilidade de se ‘relacionar’ com ela. Saber que esta Dimensão existe, amplia a Fé Humana. Traduzindo, quanto maior a Consciência da Presença Divina, mais a Humanidade  ‘vivencia e se relaciona’ com Deus.

Muito poucos têm conseguido esclarecer a Humanidade sobre este legado Espiritual que  trazemos conosco –  e que alguns manifestam no seu cotidiano, enquanto outros (a grande maioria) o fazem somente em algum momento de suas vidas. Essa manifestação da Inteligência Espiritual acontece de várias aneiras, seja Conscientemente, Intuitivamente ou mesmo Instintivamente. E é nesses momentos que temos a oportunidade de perceber (e alguns, de compreender) esta esfera mais elevada de nossa existência.  

Exatamente por isso é que se corre o risco de confundir Inteligência Espiritual com Religiosidade. Cuidado,  dos Seres Vivos (inclusive daqueles seres que não têm a Consciência deste legado), através da maneira própria e específica de cada um colocar em prática esta Inteligência Espiritual, exemplificando a necessidade da Reforma Íntima, Interior, para que se possa alcançar a Serenidade e criar um meio mais adequado para o Aprimoramento Espiritual com a Revelação de Valores e Sentidos renovados para a existência.

O fator de Inteligência Espiritual amplia as perspectivas humanas e sua inventividade, além de estimular o indivíduo a seguir sempre adiante. Através desta competência mais desenvolvida, o Homem é capaz de transcender os desafios da jornada e resolver as questões de Significado e Valor. Este quociente está intimamente vinculado à ‘carência humana de Finalidade’, de decifrar o sentido de sua vida.

Esta concepção é bem vasta e vem sendo ainda mais aperfeiçoada ao longo dos anos por muitos pesquisadores. Assim, temos hoje uma gama de temas envolvidos na Consciência Espiritual Individual e Coletiva que, quando bem aprofundados colaboram para a Evolução da Humanidade.

Espiritualidade engloba TEMAS como:

  • o Propósito da Existência;
  • o Desenvolvimento de Virtudes;
  • a aposta na Fé e na Esperança como instrumentos para enfrentar os obstáculos da caminhada;
  • as esferas Metafísica e Espiritual do Ser Humano;
  • a compreensão do Significado da genuína Liberdade, a qual se desdobra no perímetro estabelecido por Normas Éticas e Morais;
  • a Liberação, no Ser, de Energias Negativas Destrutivas;
  • a melhor compreensão dos testemunhos de Jesus;
  • os Valores não adquiridos por recursos materiais…, entre outras tantas questões.

É importante perceber que a Inteligência Espiritual pode ser ampliada conforme o Homem se relaciona com a Consciência do Criador, ou Energia de Vida Interior.

Até princípios do século XX o QI ou ‘quociente Intelectual’ ou ‘Racional, era o único elemento oficialmente aceito pelos meios científicos para a aferição da Inteligência Total do ser humano. Os anos 90 foram marcados, por sua vez, pelo aparecimento da Inteligência Emocional, que já revelava a insuficiência do fator intelectual, que nada podia definir sem a contribuição da dimensão do campo Emocional.

O século XXI, por sua vez, desperta a Humanidade para a realidade da Inteligência Espiritual (QS), sem a qual não se pode compreender verdadeiramente a Vida Humana.

A Física e Filósofa norte-americana, Danah Zohar, e seu cônjuge, o psiquiatra Ian Marshal, vêm comprovando a existência, no cérebro humano, de um setor do qual irradiam as vivências espirituais do Homem, o “Ponto de Deus”.

Vários Setores Empresariais também começam a se interessar por essa ‘nova medida da inteligência’, já visando aprimorar esta esfera humana, para que assim o ser humano possa encontrar, não só em su cotidiano pessoal, mas também em suas tarefas profissionais, um maior significado existencial. São alguns blocos corporativos que, além do lucro, visam também agir no meio em que promovem seus produtos, seja em questões ambientais, educacionais, seja na área da saúde.

Definição de ‘QS’: -“Inteligência Espiritual nada tem a ver com Religiosidade, mas SIM, tem a ver com o que Somos, com os Valores Humanos de cada um”, lembra a pesquisadora, que avisa que “Precisamos alimentar essa Inteligência Espiritual para motivar a Cooperação – dentro da família, nas Comunidades, nos países, no Planeta. Só assim vamos encontrar soluções positivas para a Evolução da Vida no Planeta, e também nos encontrar nessa busca.”

Princípios da Inteligência Espiritual – e motive-se para Evoluir como Ser Humano.

1. Tenha pensamentos positivos, sempre. Não pense como vítima das circunstâncias, pense que sofrer é uma oportunidade de ser forte. “A crise econômica atual é uma oportunidade de ressignificar  nossos valores”, lembra Danah.

2. Descubra Quem Você É.

O que te faz levantar de manhã? Para que você vive, pelo que daria sua vida? O que o motiva para fazer coisas todos os dias? Quem você é realmente? Comprar, trabalhar, sair com os amigos faz parte de nosso universo, mas o “Ser” é mais do que isso. Quando eu digo “minha vida é minha oração”, significa saber, acreditar que minha vida é um’presente de Deus e que precisamos fazer a diferença nesse planeta’.

3. Tenha Humildade. Precisamos ter consciência de que o que fazemos é parte de um Sistema, e que precisamos prestar atenção nos outros, lembrando que existem diversos pontos-de-vista – não unicamente o ‘seu’.

4. Viva a Compaixão. A origem dessa palavra significa “sentir com”. Sentir a ‘dor do outro’ como se fosse a ‘sua’. “Eu não somente cuido dos pobres, eu sou pobre, me coloco na posição de ‘Pobre’, porque tenho Consciência de que ‘nada somos sem o outro’. “O planeta é parte de mim – nascemos quando o Big Bang surgiu”. Lembre-se sempre: “Eu sinto que sou você, e que você sou eu”.

5. Reveja seus Valores. Precisamos pensar menos em “eu, mim” e mais em “nós, nossos”. E precisamos rever nossos valores para servir uns aos outros. Como fazer isso? “Pergunte a você mesmo, qual é o melhor que você pode dar” avisa a filósofa.

6. Viva o Presente. Tire o peso do passado e das preocupações – e viva o Agora!

 7. Estamos conectados, e o jeito que vivo minha vida afeta a vida do outro. “Se me sinto negativo, espalho essa negatividade para minhas relações, minha comunidade. Mas se me sinto esperançosa e que posso fazer melhor, espalho essa atitude para as outras pessoas”.

 8. Responda a uma questão fundamental: sempre perguntar ‘Porquê! Quando não fazemos esta pergunta nós nos fechamos à Verdade. 

 9. Mude a sua Mente, seus Paradigmas, e Coloque seus pontos-de-vista sob uma nova perspetiva. Isso é muito necessário no meio em que vivemos, para que aconteça a Evolução que buscamos – em nós mesmos, na Sociedade, na Família, bem como nos meios Educacional e Empresarial”, destacou Danah.

E ela completa: –Precisamos de uma Revolução do Pensamento também nas Lideranças e na Educação. Educação NÃO É Memorização, nem Imposição. Educar É ajudar as crianças a fazerem boas perguntas, para encontrarem as respostas corretas”.

10. A mídia também precisa rever o seu papel e ajudar a Sociedade a formar Consciência Crítica.

11. Valorize seus Princípios Positivos, mesmo que sejam impopulares. Entretanto, não seja arrogante achando que ‘Você é que está certo’, mas questione-se constantemente.

12. Escute os outros, mas veja em que você quer acreditar e para o que você quer lutar. E quando falamos em ‘Escutar o outro’, isso é bem diferente de apenas ‘Ouvir’, assim como é diferente o ‘Entender e Compreender”.

– Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpreta a comunicação.

– Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

13. Celebre a Diversidade. Isso não significa numa empresa, por exemplo, colocar uma mulher ou um negro num cargo alto só para demonstrar que não tem preconceitos. É analisar o que cada um tem a oferecer para que a empresa consiga atingir seus objetivos, e qual deles possui o perfil de Competência que ela busca para isso. 

14. Procure construir um pensamento sobre o que significa a ‘diferença’ para você, e o que essa diferença tem a lhe ensinar. Por exemplo:  Aprenda a Agradecer, a dizer “obrigada por ser diferente, por me fazer questionar a mim mesmo”.

15. Descubra a sua Vocação, o seu Propósito de Vida e em como VOCÊ também pode fazer a diferença. “Você não precisa ser o Gandhi ou o Barack Obama. Cozinhar um bolo pra sua família, um pai que vai brincar com seu filho, dando o seu melhor, é uma maneira de servir a humanidade com o melhor que temos”.

Um recado desta pesquisadora aos Educomunicadores e Educadores em geral:

Eu chamo a todos para a Revolução Não-Violenta, onde as novas tecnologias podem mudar o mundo, sim, mas que É Preciso acreditar que cada um de nós pode fazer a diferença” e melhorar o Mudo.”

(Danah Zoharfísica e filósofa americana Danah Zohar é também Pesquisadora e autora do livro “Inteligência Espiritual. É  Formada pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, e dá aulas sobre Liderança em Oxford, na Inglaterra. Também  escreve livros sobre Física Quântica – alguns já publicados no Brasil).

 Angela Alem

Fontes:
http://www.engenhariaespiritual.com/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=28
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/a-inteligencia-espiritual-o-ponto-de-deus-no-cerebro-humano.html

Anúncios

3 comentários sobre “Inteligência Espiritual

  1. Excelente texto, minha querida Angela Alem. Você conseguiu encontrar a solução certa para completar o tema do seu livro. Sinto um orgulho muito grande em você, pelo que sente, pelo que escreve e o modo como escreve.
    PARABÉNS. ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s