Uma Reflexão Especial para um Dia Especial – DIA DOS PAIS

 DIA DOS PAIS

 Pai Participativo_cuidando recém nascido         08-08-2015

Quantas mensagens vejo de grande parte de pessoas afirmando que “Pai e Mãe deveriam ser Eternos”…

 Mas.., TODOS nós somos seres conscientes, nós sabemos que Pai e Mãe NÃO SÃO ETERNOS, e  que TODOS NÓS temos Prazo de Validade Desconhecido – assim como tudo que tem Vida nesse mundo.  De um momento para o outro nossa realidade pode mudar completamente, sem ‘Aviso Prévio’.

Mesmo tendo consciência disso, quantos de nós se ‘prepara’ para um evento ‘inesperado’, seja ele Negativo ou Positivo?

 Sim, ninguém se prepara para ganhar na Loteria, ganhar um presente há muito esperado…, ou mesmo para uma notícia ruim. Porém, sabemos o impacto que notícias ou mudanças inesperadas de vida podem afetar o Emocional do ser Humano.

Sabemos que muitas pessoas já morreram ao receber a notícia de terem herdado uma fortuna sem estar esperando por ela, ou assistindo seu time ganhar um jogo em um campeonato em que há muitos anos isso não acontecia.

Da mesma forma que também  sabemos que pessoas morrem ao serem surpreendidas pela notícia de uma tragédia envolvendo a perda repentina de alguém que tem uma grande importância para elas.

Por quê, então, não nos lembramos de que a Vida vive nos  surpreendendo e por isso temos que nos preparar emocionalmente para o que estiver por vir?

Por quê só nos lembramos do quanto nosso Pai e Mãe são importantes em nossa vida quando eles se vão…, para NUNCA MAIS ?

Simplesmente  nos deixamos levar pelo ‘ritmo da vida’, um ritmo que NÓS escolhemos e imprimimos a ela, passando por cima de coisas, situações e  momentos que são tão importantes para nós, principalmente em nossas relações afetivas como Pais e Filhos – e, que só percebemos sua importância  tarde demais.

Eu diria ainda mais, Pai e Mãe são mais do que Importantes nas nossas vidas –  eles são Vitais para os Seres Humanos. Se eles não existissem, se não fossem a BASE de nossa Existência e da Formação de nossa Personalidade  Emocional, Moral e Afetiva, se não fossem os Indicadores dos caminhos que devemos percorrer ou evitar, talvez não fizessem tanta falta na nossa vida quando já não os temos conosco. Aprendemos a Voar, a tomar conta de nossas vidas sozinhos…, e tão entretidos ficamos nesse nosso vôo que nem percebemos nossos olhos se encherem de lágrimas quando nos arriscamos a dar uma ‘olhadela’ para trás!!!

Quantos de nós deu prioridade a estar com nossos pais, mesmo arriscando perder nosso emprego, em momentos críticos de vida para eles(pais) – e para nós, seus filhos?

Quantos de nós arriscaram deixa tudo pra trás, repetindo o que nossos pais fizeram por nós quando éramos crianças?

Eu fiz isso com meus pais, e muitas  vezes.  Sabia o quanto seria difícil conseguir outro emprego como aquele que tinha no momento, principalmente por ser ‘mulher’, numa época em que o ‘machismo’ era ainda bem pior nas empresas. Mas eu entregava tudo nas mãos de Deus e corria ao encontro deles. E ficava com eles enquanto precisavam da minha presença.

O certo é que Deus sempre colocou ‘anjos’ a minha volta e as Novas Oportunidades também surgiram exatamente nesses ‘momentos críticos’.  Onde eu não via saídas ou possibilidades…,  era aí que Deus agia. E continua agindo!!

Por outro lado, para dar meu apoio a meus pais, tive também que contar com o Amor e Compreensão de meu companheiro e meus Filhos, ainda tão novos…  Só o meu coração não se conformava com esses distanciamentos meus de meus filhos.

Até hoje esse mesmo coração continua a não se conformar – e agora sou eu que preciso ser amorosa e compreensiva com o distanciamento deles de mim, porque agora são eles que estão correndo atrás de seus sonhos pessoais e profissionais.

E, Graças a Deus minha Saúde tem ajudado nesse aspecto e não preciso de ‘socorro’ – porque quando preciso, eles sempre estão junto de mim.  Sorte é que moramos na mesma cidade e o risco de perderem seus empregos por minha causa é nulo. Se assim não fosse, eu não me perdoaria nunca ser motivo de alguma perda deles. E nesse momento ainda tenho minha netinha, criança doce, amorosa e sensível com quem eu também gostaria de poder ter um contato maior.  Ela é o anjo que me permite reviver nela, os momentos que não pude estar com meus filhos quando pequenos. Porque, como todo jovem casal,  em relação aos filhos, eu também estava trabalhando quando os meus eram pequenos – e só ficávamos juntos nos finais de semana.

Hoje continuo não podendo ter um contato pessoal maior com eles, porque este é o Momento Deles buscarem seus Sonhos de Realização Profissional e Independência Financeira !! Eu os ensinei e incentivei a ‘voar’ em busca de seu ‘lugar ao sol’ da vida… e fico feliz em vê-los fazendo isso.  Sinto que tenho cumprido minha missão  e assim quero continuar fazendo enquanto  sentirem necessidade de trocar idéias comigo.

Assim é a Vida e precisamos aprender a entendê-la para amá-la – porque ela é exatamente do jeito que cada um de nós a faz, a constrói, atendendo aos nossos sonhos e desejos.

E como para NÓS – Pais e Mães – o importante mesmo é Ver Nossos Filhos Felizes, conquistando seus espaços e realizando seus sonhos…, devemos entregá-los nas mãos amorosas de Deus para que isso aconteça – Deus não nos dá nada, apenas facilita e abre caminhos a nossa frente quando aprendemos a Ouvir Sua Voz dentro de nós.

PAI Participativo_ cuidando de filha        08-08-2015

FELIZ  DIA DOS PAIS ao meu FILHO, ao meu companheiro Alfredo Sá Almeida e a TODOS meus amigos que são Pais e aos que já são Avós – e  por isso, são duplamente Pais!!

 

Um comentário sobre “Uma Reflexão Especial para um Dia Especial – DIA DOS PAIS

  1. Excelente meu Amor, como eu suspeitava que fosse. ❤ ❤ Você a sua inteligência, a sua sensibilidade, a sua emoção e a sua espiritualidade estão no seu melhor e brinda-nos com um texto do Dia dos Pais que nos emociona e transmite uma realidade emocionante da vida em Família. ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

