Valores Intangíveis – prioridade para carreiras brilhantes.

Gestão de Pessoas1

Em princípio, esse é o futuro que todo o profissional vislumbra para si – construir uma carreira brilhante capaz de levá-lo ao TOPO do Mundo, e ser reconhecido como ‘alguém que chegou, fez e venceu’! E para realizar este sonho, procuram as melhores escolas, pois sabem que se não dominarem os conhecimentos e habilidades necessários na profissão que escolherem o sonho ficará cada dia mais distante de sua realização.

A questão é como traçar a estratégia certa para desenvolver as competências que serão mais valiosas para a sua trajetória neste nova realidade de trabalho e, ao mesmo tempo, desenvolver uma estratégia para não perder o foco com fatores que certamente surgirão no dia a dia. (Quem o ensinará a identificar o que deverá fazer, a maneira certa de fazer e a hora certa de fazer?)

E a resposta está na ‘Educação em Valores Intangíveis’, i.é, as empresas mais cobiçadas no mercado de trabalho passam a dar um peso maior e mais positivo aos currículos dos profissionais que demonstrem ter também, além das competências técnicas, as características pessoais que incluam a prática de Princípios e Valores Humanos, bem como ter facilidade em se relacionar positivamente com as pessoas a sua volta.

Essas características passam a ter uma relevância muito especial diante da disseminação de tanta corrupção na sociedade atual – não só no Brasil como no mundo todo. Assim, Princípios e Valores embasados na Ética e Respeito são hoje considerados entre os Ativos ou Recursos Intangíveis de grande peso pelas empresas, o Diferencial que poderá transformar a vida de um candidato, por trazer consigo potencial para valorizar a marca da empresa e atrair clientes. Como exemplo temos já Empresas que demonstram respeito aos Deficientes Físicos e Mentais, aos Idosos, à Ecologia, ao Planeta, a produtos sem agrotóxicos, etc. E fazem questão de ‘fazer propaganda’’ desse seu diferencial.

Diante dessa nova realidade e suas novas exigências sociais e profissionais, as melhores escolas com tradição em excelência educacional, começam também a dar ênfase ao ensino a seus alunos sobre Princípios e Valores Humanos e de Relacionamento Interpessoal (comportamento) que irão fazer a diferença na vida desses alunos – futuros  profissionais e pessoas construtoras de uma nova sociedade mais Humana.

Ex: uma Escola que demonstre valorizar e ensinar aos seus alunos atitudes que tragam em si Princípios e Valores Humanos, estará preparando melhor os futuros profissionais quando tiverem que enfrentar a concorrência no mercado de trabalho.

Assim, a Educação começa, finalmente, a se integrar com sua função de ‘preparar pessoas para ter sucesso na vida’ – e não somente a fornecer aos seus alunos competências conteudistas, que hoje eles encontram em qualquer lugar e de um jeito bem mais agradável.

O ativo intangível dos Valores e Princípios Humanos, caracteriza-se por ser um ativo não monetário identificável e sem substância física, porém acarretando benefícios para todos que os possuem, jamais antes imaginados.

As entidades frequentemente despendem recursos ou contraem obrigações com a aquisição, o desenvolvimento, a manutenção ou o aprimoramento de recursos intangíveis como conhecimento científico ou técnico, desenho e implantação de novos processos ou sistemas, licenças, propriedade intelectual, conhecimento mercadológico, nome, reputação, imagem e marcas registradas, demonstram preferência em contratar pessoas que comprovem ter Princípios e Valores Humanos.

Estes Valores aplicados na prática possuem um Peso e um Diferencial para a Sociedade, hoje mais consciente de suas responsabilidades, e podem ser registrados contabilmente no grupo do Ativo Intangível, desde que o item se enquadre na definição de ativo intangível, ou seja: – são identificáveis, controláveis e geradores de benefícios econômicos futuros, exatamente por trazerem em sua Filosofia de Trabalho os Valores Humanos e Sociais, incentivando seus empregados na demonstração dos mesmos, interna e externamente à empresa, com ‘prêmios’ que lhe possam trazer realização pessoal do tipo: viagens, passeios, participação em cursos e seminários,  e até promoções.

Angela Alem

Anúncios

2 comentários sobre “Valores Intangíveis – prioridade para carreiras brilhantes.

  1. Parabéns, minha querida Angela Alem, ❤ ❤ por mais um excelente texto sobre uma matéria que necessita de se tornar efetiva na grande maioria da Empresas.
    Infelizmente ainda são poucas as que se reorganizaram estruturalmente para passarem a ser geridas por Valores.
    Este é um tema mais que pertinente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s