EDUCAR PARA A VIDA – É DESENVOLVER O SER HUMANO POR INTEIRO

 

Já vai longe a época em que as crianças não frequentavam escolas e tudo lhes era ensinado por suas famílias. Inclusive suas ‘profissões’ eram pré-determinadas pelo ‘ofício’ de seus pais – assim, a família toda trabalhava, em casa, no mesmo trabalho do pai. Com o passar do tempo surgiram as “escolas formais de ensino”, oferecendo diplomas aos alunos, o que lhes facilitava encontrar bons empregos em outras áreas do conhecimento diferentes das de suas famílias. Ainda assim, ficava sob a responsabilidade das famílias ensinar Princípios e Valores a suas crianças, tornando-as ‘Cidadãs de Bem’ e muito respeitadas na sociedade onde vivam – o que lhe garantia conseguir ter muitas coisas que se não tivessem ‘um nome limpo’, ou Princípio de Honestidade, por exemplo, teriam bastante dificuldade para evoluir social e profissionalmente.

Mas as mudanças continuaram acontecendo, até chegarmos aos tempos de Hoje, onde as Mudanças acontecem num ritmo jamais visto ou sentido, fazendo com que as pessoas não consigam mais dar conta de suas responsabilidades em família e no trabalho ao mesmo tempo, pois nos dias atuais pai e mãe precisam sair para trabalhar e sustentar suas famílias, inclusive as pessoas da classe média.

Apesar disso, AS ESCOLAS DE HOJE INSISTEM EM NÃO QUERER ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO DE SEUS ALUNOS em PRINCÍPIOS E VALORES HUMANOS e SOCIAIS- persistindo no objetivo de APENAS TRANSMITIR-LHES ‘INFORMAÇÕES’.

Assim, o que se pode ver como resultado de tal Resistência à Mudança por parte das Escolas Formais do Ensino Público, observamos agora crianças e adolescentes cada dia mais rebeldes, chegando à brutalidade com seus familiares, professores, vizinhos, animais, e até com seus amigos. Uma agressividade que eles carregam para todos os lugares e a usam como ‘arma’ para amedrontar quem tentar corrigir suas atitudes e vocabulário – na escola, na família, nas festas, nas ruas… Uma geração que até quando se envolvem com a música, a escolha das letras, a construção das frases, os gestos, as atitudes…,  mostram que estão longe do que significa Valores Humanos. A grande maioria só repete o que vê e ouve de seu círculo de amizades – e essas também deixam muito a desejar sobre o que é “ser um bom exemplo”, ter conhecimentos de música ou vocabulário adequado.

São adolescentes totalmente sem limites, sem saber até onde vai o Espaço da sua Liberdade para fazer o que quer (e do jeito que quer), e onde começa o Espaço da Liberdade dos outros.

Da mesma forma, as crianças e adolescentes de hoje conhecem muito bem seus Direitos, sem entretanto saber de seus Deveres para poder usufruir desses Direitos como Indivíduos e como Cidadãos. E isso só a Educação de Qualidade poderá lhes ensinar.

Sem saberem também se ‘organizar e se programar’, nem mesmo sabem da importância dos Estudos e do diploma para se saírem bem na vida pessoal e profissional, o Futuro dessas crianças e adolescentes tem sido se juntar a traficantes e ladrões, encontrando muito cedo sua morte, da mesma forma que viveram – com agressividade e sem possibilidade de sair dessa vida (por mais que desejem).

As Escolas Públicas PRECISAM URGENTEMENTE SE TRANSFORMAR em Escolas de Período Integral para que as novas gerações das classes mais carentes possam ser melhor cuidadas e protegidas por adultos responsáveis, preparados para educa-los, e nesse momento substituindo seus pais enquanto eles trabalham.

Enquanto essa ‘POSTURA EDUCACIONAL’ PERMANECER, A TENDÊNCIA É DESENVOLVERMOS QUANTIDADES CADA DIA MAIORES DE ‘IGNORANTES’, ‘DELINQUENTES’, ‘TERRORISTAS’, ‘VICIADOS’…, cavando sua própria sepultura.

Não são só os Professores que esperam que seus alunos cheguem na escola Bem Educados. Essa mesma expectativa é também dos Pais e de toda a Sociedade, que ‘esperam que a Escola Pública assuma essa responsabilidade, diante do FATO IRREVERSÍVEL ATUAL de que Pais e Mães já não podem ficar em casa cuidando de seus filhos. Só trabalhando fora esses pais terão condições de ter e oferecer aos filhos uma vida com melhor qualidade – o que só poderá acontecer se as crianças receberem uma EDUCAÇÃO COMPLETA, nas Instituições Públicas de Ensino atuais.

TUDO MUDOU NOS DIAS DE HOJE. Então, POR QUE APENAS AS ESCOLAS PÚBLICAS INSISTEM EM NÃO MUDAR, em permanecer exatamente como eram no século passado?

Por que NÃO ASSUMIR ESTE NOVO PAPEL, ESSA NOVA RESPONSABILIDADE QUE AS MUDANÇAS ECONÔMICAS E SOCIAIS LHES IMPÕE???

Leitura e Interpretação de texto - falhas da Educação     03-07-2015

NÃO DÁ MAIS PARA VOLTAR AO QUE ERA A NOSSA SOCIEDADE NOS SÉCULOS PASSADOS. E TAMBÉM NÃO ADIANTA RECLAMAR.

Temos é que seguir adiante e fazer o nosso melhor na construção de um Futuro Social que volte a nos trazer aquele sentimentos de PRAZER DO DEVER CUMPRIDO NOS CUIDADOS COM NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Eles não precisam ser ainda mais castigados por nós do que já têm sido pela própria Vida.

Agora o que precisamos mesmo é RECUPERAR O TEMPO PERDIDO, para NÃO PERMITIR QUE NOVAS VIDAS E GERAÇÕES SEJAM PERDIDAS TAMBÉM…, por causa da  IRRESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HOJE.

FAZ-SE URGENTE COMEÇAR A CONSTRUIR uma NOVA ESCOLA PARA UM SÉCULO NOVO, que exige não somente ‘reformulações Metodológicas’, mas UMA NOVA Filosofia de Trabalho, de Ideal de Vida, muito bem ESTRUTURADA INTERNAMENTE, com propostas que atendam as necessidades atuais das Famílias mais carentes deste século, cujos FILHOS ficam sozinhos, sem serem ainda capazes de cuidar de si mesmos. As crianças e adolescentes de hoje continuam precisando da AJUDA DE ADULTOS RESPONSÁVEIS  para TEREM TAMBÉM OPORTUNIDADE DE SE SAIREM VENCEDORES, colaborando para a Construção de um Mundo e uma Sociedade Melhores.

As ESCOLAS PARTICULARES mais bem conceituadas JÁ ASSUMEM ISSO NATURALMENTE desde há muitos anos.

POR QUÊ AS ESCOLAS PÚBLICAS QUEREM SER DIFERENTES, INSISTINDO EM OFERECER COMPUTADORES AOS SEUS ALUNOS…, mas se mantendo com a obrigação de somente  ‘TRANSMITIR INFORMAÇÕES’…, E NÃO “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”, incluindo no currículo escolar o ensino de Princípios e Valores Humanos, Música, Educação Moral e Cívica, Artes, Economia Doméstica, Teatro…, desenvolvendo as Múltiplas Inteligências do Ser Humano, como já existiu na minha época. Aprendi muita coisa que me ajudou a ser uma pessoa melhor. Essas matérias também poderão salvar essas novas gerações e a Sociedade como um todo, evitando que sigam caminhos errados, e as tantas mortes prematuras e desnecessárias diante da AGRESSIVIDADE IRRACIONAL QUE SE INSTALOU nas novas gerações – por falta de ORIENTAÇÃO, por se sentirem ‘sem valor’, largadas na vida!!!

Novamente repito aqui o que nos dizia Rousseau – “O Homem nasce Bom. A Sociedade é que o corrompe”. E eu concordo. Precisamos nos lembrar sempre dessa verdade para assumirmos a nossa responsabilidade sobre o Presente e o Futuro dessas novas gerações. Essas crianças não podem continuar sendo vítimas da Irresponsabilidade dos nossos Governos. E depois quando começam a criar problemas de comportamento na nossa Sociedade, nossos Políticos decidem pelo que é mais fácil para eles –  diminuir a Idade de Responsabilidade pelos Seus Atos.  Mas se esquecem que nenhum deles se preocupou em dar àquelas crianças, a Educação e Orientações que tanto precisavam quando menores.

Onde estão as CRECHES, AS ESCOLAS PERÍODO INTEGRAL, prometidas pelos Políticos em épocas de Campanhas Eleitorais??? Esquecem-se que SÃO ELES OS RESPONSÁVEIS pelo Comportamento Delinquente desses adolescentes de hoje  que, quando precisaram de ajuda para ficarem sob a responsabilidade de uma escola Pública, essas literalmente os ‘jogaram nos braços dos traficantes e ladrões’ quando as deixaram sozinhas por tantos anos em lugar de Protegê-las. 

Trabalhei em grandes empresas na área de RH (talentos Humanos) e, atualmente sei que já não se exige apenas um currículo repleto de Títulos de Pós-Graduação. O Conhecimento é imprescindível para a competência técnica e administrativa dos novos profissionais, mas o Conhecimento sozinho pode causar sérios conflitos internos para a empresa. Assim, atualmente, o critério de maior Peso para uma contratação é colocado na Ética e Valores Humanos que o profissional tem. Se ele demonstrar que não os possui terá muito poucas chances de fazer carreira dentro dessas empresas.

AJUDEMOS, POIS, A MUDAR ESSA SOCIEDADE PARA ALGO MUITO MELHOR. Entretanto, isso só poderá acontecer  QUANDO OFERECERMOS ÀS NOVAS GERAÇÕES UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE condizente com as reais necessidades desses novos tempos, fazendo as mudanças necessárias  para EVOLUIRMOS como Seres Humanos numa Sociedade onde SER – Honesto, Respeitador  das Leis, Normas, Princípios e dos Valores Humanos em geral, tenham um PESO BEM MAIOR DO QUE O TER .

Angela Alem                                                        11-02-2016

2 comentários sobre “EDUCAR PARA A VIDA – É DESENVOLVER O SER HUMANO POR INTEIRO

  1. Mais um excelente texto, minha querida Angela Alem ❤ , sobre a urgência de uma Educação em Valores Humanos para TODOS, que temos vindo a defender.
    Pena que os dirigentes políticos sejam tão míopes e a população tão indiferente às questões da Educação, para perceberem que estamos a seguir pelo caminho errado.
    Não percebem que as Famílias de hoje, ou estão desestruturadas, ou estão ocupadas com a sua vida profissional (Pai e Mãe), ou não têm condições pedagógicas para transmitir Valores Humanos. As crianças e jovens adquirem os maus hábitos e os maus exemplos do grupo de amigos, do que vêm na televisão, ou, dos jogos de computador de caráter violento.
    Triste realidade porque não os prepara para uma vida condigna em Sociedade e não lhes dá uma oportunidade de melhorarem o seu caráter e a sua personalidade.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário