O Analfabeto deste século é aquele que não consegue desaprender e reaprender

 

sinapse-dos-neur-nios-do-cérebro    28-02-2016

“O analfabeto do século XXI não é aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.” Alvin Toffler
.
Eu vou mais longe. Digo que o analfabeto deste século XXI é aquele que, além do que afirma Alvin Toffler na frase acima, é também aquele que apenas ‘reconhece letras em palavras’ e, por este motivo somente Decora, acumulando uma grande bagagem de “Informações” estanques em sua MEMÓRIA que, no momento que precisa aplicar tais Informações para resolver algum problema, nada disso lhe serve. Porque NÃO LHE É ENSINADO NAS ESCOLAS, COMO ‘ TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
.
O cérebro necessita muito mais do que Informações soltas para resolver problemas, descobrir coisas novas… Ele necessita de Conhecimentos diversificados e relacionados uns com os outros, para sermos capazes de buscar respostas às nossas dúvidas ou problemas.
.
Diferença entre INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO
.
‘Conhecimento’ NÃO É simples ‘apropriação de Informações’, no sentido de memorizá-las ou guardá-las em nossa mente, como se o Intelecto fosse apenas um grande ARQUIVO. Neste caso, vale dizer que o computador é muito mais eficiente do que nós para isso.
.
O Conhecimento, bem como o Aprendizado de uma forma geral, não é apenas “uma coisa guardada”.
.
Conhecimento é o resultado de uma ‘Atividade Intelectual ‘, um Processo Mental pelo qual questionamos o que representam e para que servem as informações recebidas e armazenadas.

Cerebro, Informação e raciocínio          28-02-2015

 De que forma acontece esta atividade intelectual? Testamos as informações na realidade, aplicando-as em prováveis “situações-problema” e estabelecendo relações entre as diversas Informações obtidas.
.
Ao resultado final deste processo damos o nome de ‘Conhecimento’, que nada mais é do que Novas Informações que, por sua vez, serão comunicadas, aprendidas e também aplicadas em novos processos ou problemas. E assim, sucessivamente.
.
Exemplo:- Vc faz uma foto, mas só vai ver o resultado depois de a revelar. Só então, o “negativo” se transforma em Fotografia”. O mesmo acontece com o Conhecimento: Vc só consegue compreender as informações que recebe (o que leu ou ouviu) APÓS fazer alguns questionamentos fundamentais, sem os quais nada se “revela” a você e a Informação não se transforma em Conhecimento quando a Informação “não é revelada”, também o cérebro não consegue desenvolver novas sinapses, permanecendo a Informação somente como mais uma informação, e a Inteligência também não se altera “só porque a pessoa “memorizou” mais informações. (Angela Alem)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s