Responsabilidades de um Líder – Saber como funciona a mente das pessoas!!

calvin-robot

“Só é chato, ruim e dá trabalho aquilo que nos “mandam fazer”.

Se fizermos do nosso jeito, mesmo que mais complicado e demorado do que o exigido que façamos…, será SEMPRE DIVERTIDO, GRATIFICANTE e apresentará MELHORES RESULTADOS !!!

Esta é uma excelente estratégia que deveria ser usada em sala de aula, pelos Professores, e pelo chefe, nas empresas.

Assim deveriam agir os Líderes de agora e de sempre junto às pessoas das quais necessita ajuda!!

Entretanto, isso NÃO É ENSINADO EM LUGAR NENHUM. NEM NAS MELHORES ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA.

Tente impor Leis para serem obedecidas…, e você terá uma grande maioria (inclusive advogados e juízes) quebrando a cabeça para encontrar “brechas” para não segui-las.

Tente impor Regras de Conduta em sala de aula ou em casa e observe quantos da família irão segui-las, e quantos acham um jeitinho de distorcer o significado delas para se sair bem.

Agora, chame as pessoas e peça a elas que criem regras (ou Leis) a serem seguidas para evitar maiores problemas dentro da empresa ou em salas de aula e você poderá assistir todas as pessoas se sentindo responsáveis para que tudo funcione bem.

Afinal, foram estas pessoas que criaram as regras e seria no mínimo incoerente se recusarem a segui-las. Mesmo assim, as regras deverão ser flexíveis, no sentido de aceitarem ser revistas caso as pessoas que as formularam comecem a se desentender após sua implantação.

As pessoas precisam se sentir donas ou, no mínimo, responsáveis pelo que devem fazer na Escola, na Empresa e na Vida Pessoal. E isso nada tem a ver com a idade ou cargo, mas sim com o “fazer do seu jeito”, ser reconhecidas em seu valor de saber apresentar seus melhores resultados, inclusive na escola. Muitos alunos e subordinados não conseguem apresentar melhores resultados exatamente por não conseguirem fazer o que precisam “do seu jeito”, mas sim do jeito do Professor ou do Chefe.

Existem alunos que vão mal em provas porque não respondem á pergunta do Professor com as mesmas palavras que o Professor usou e, então, o Professor não compreendeu a resposta e a considerou errada.

Professores e Líderes precisam ser ensinados a aceitar o estilo e ritmo das pessoas com quem estão interagindo, desde que começam a se comunicar com as pessoas. Só assim saberão cobrar responsabilidades sobre o que os alunos (na escola) e os subordinados (nas empresas) precisam fazer. E já que é preciso fazer, que seja de um jeito que dê mais prazer a quem o faz. Porque só assim os melhores resultados serão obtidos.”

Angela Alem                                                                                                                            05-02-2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s