Homenagem ao DIA DO PROFESSOR

 

 

 

dia-dos-professores-15-10-2011

PARABÉNS A ESSES GUERREIROS, tão mal reconhecidos neste país por seus trabalhos.

 PROFESSOR – Diga NÃO a uma ÚNICA Metodologia de Ensino para atender Múltiplas Inteligências e Identidades

Em sua sala de Aula você pode e deve usar da Liberdade de ensinar e aprender com seus alunos como cada um aprende mais rápido e melhor. E buscar alternativas para que a aprendizagem realmente aconteça PARA TODOS!

Este continua a ser o grande problema que observo no que diz respeito à Metodologia adotada pelos professores das escolas públicas, apesar de existir (mesmo que em menor grau) em algumas escolas particulares também – seguir sempre um único ‘critério de escolha’ sobre a metodologia de ensino a ser adotada. Uma única linha de trabalho, excluindo-se tantas outras existentes, como se estivessem ensinando para “robôs”.

Quantos de nós já ouviu diretores (as)  responsáveis por escolas particulares, cuja liberdade de escolha é total na metodologia a ser aplicada por seus professores, afirmarem (com Orgulho) que sua escola adota a metodologia X, Y ou Z

Como se aquela metodologia fosse A MELHOR DO MUNDO,

Como se todas as outras metodologias não tivessem Valor Algum,

Como se TODOS OS ALUNOS FOSSEM IGUAIS ou tivessem um único Estilo Preferencial de Aprendizagem.

Aos Profissionais da Educação não lhes é ensinado que CADA ALUNO É ÚNICO, um Indivíduo e Não uma Coletividade.

Este tipo de atitude de quem detém (ou deveria deter) o conhecimento do que significa Ser Professor, Ensinar, nunca deveria ser ‘defendido’ pelas Escolas (Públicas ou Particulares). No entanto, as próprias Escolas Particulares que têm maior autonomia para decidir isso, insistem em tratar seus alunos como “um ser acéfalo’, incapaz de ter seu próprio Estilo Preferencial de Aprendizagem – colocando ‘Limites determinantes à Inteligência de seus alunos‘ – desrespeitando assim, a Individualidade, a Personalidade de cada um.

Inclusive os cursos de Pedagogia cometem este mesmo erro –  Ensinam aos Futuros Professores-Mediadores do Conhecimento, diferentes tipos de Metodologias com o objetivo tão somente de ‘conhece-las, de saberem de suas existências’, porém, NUNCA ‘como, quando e porque’ estes futuros profissionais da Educação devem aplica-las em sala de aula –  sendo esta MAIS UMA das OBRIGAÇÕES desses cursos preparatórios de futuros ‘Ensinantes’.

Quando visito Escolas Particulares para conhecer seu funcionamento, o currículo que adotam, e como os conteúdos são passados aos alunos, a primeira coisa que ouço desses ‘responsáveis’ pelas escolas é:-“ Aqui nós adotamos a metodologia “X” porque achamos que é a mais eficaz para a aprendizagem de nossos alunos.

E quando posteriormente lhes pergunto “quais são os melhores alunos dessa escola – e porque se sobressaem aos outros e em que matérias isso acontece”, a resposta é também sempre a mesma: – “eles são os mais Inteligentes!”

Se pergunto à pessoa responsável por tais ‘melhores alunos’, se lhes foi aplicado algum Teste de Inteligência antes de iniciarem naquela escola a resposta é “NÃO”. Eles não têm algo que represente o que para eles sirva de parâmetro em suas análises ou conclusões sobre este tipo de resposta. Eles apenas “Inferem” isso, mas não podem comparar um ‘antes’ e um ‘depois’ desses alunos entrarem em suas escolas.

Mas existe um referencial importante ao qual os entendidos de Educação costumam se ater – tais alunos são ótimos em Matemática, Física, Ciência, Tecnologia, etc. Isso nos mostra que, apesar de hoje sabermos que o ser humano é dotado de Múltiplas Inteligências, a maioria das escolas particulares ainda acha que “Ser Inteligente é ter um forte Raciocínio Lógico. As outras Inteligências nenhum peso tem para tais escolas.

Seguindo este padrão cultural, os responsáveis pela Educação Pública no Brasil, além de cometerem este mesmo erro das escolas particulares, vão buscar em outros países um Modelo de Ensino que, por lá, costuma dar ótimos resultados. Entretanto, seus critérios de análise não levam em consideração (como deveriam) o quanto tal modelo respeita o ‘perfil do nosso povo, de nossos alunos’ e que adaptações deverão ser feitas para obtermos, por aqui, um resultado igual ou semelhante ao que é apesentado em seu país de origem. Ou quem sabe, obtermos resultados ainda melhores do que os obtidos por lá.

O que se percebe por aqui no Brasil, na questão do nosso Sistema Educacional Público é um total descaso ou preocupação em ADAPTAR à nossa realidade qualquer proposta de ensino vinda do exterior. Normalmente tais propostas chegam ao Brasil, os professores são convocados para ‘participar’ de cursos rápidos sobre este novo trabalho, porém, não são consultados, nem antes nem depois da implantação, sobre o que pensam da tal proposta, que análise fazem dela. Justamente eles que conhecem os alunos da rede pública de ensino melhor que qualquer pessoa que se ache ‘especialista’ em Educação Brasileira.

E o que se vê como resultado é um total fracasso de metodologias que poderiam ajudar muito nossos alunos a aprender mais rápido e melhor. Simplesmente por falta de diálogo e respeito a nossa realidade e a quem aplicará as novas metodologias – o Professor.

Isso precisa acabar!!

Quem é nomeado como Responsável por Mudanças na Educação Pública Brasileira (MEC) para melhorar nosso sistema de ensino precisa se conscientizar e ter humildade para reconhecer que o melhor conhecedor dos problemas da nossa Educação É O PROFESSOR, e assim, deverá SER SEMPRE O PRIMEIRO A SER OUVIDO, e do qual se deveria SOLICITAR NOVAS PROPOSTAS (com base na nossa realidade).

E…, POR QUÊ NÃO???

Angela Alem           15-10-2016

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s