INTERSER

uniao-dos-povos-12-07-2012

INTERSER
.
O Ser Humano é essencialmente Social, não sobrevive sozinho. Ele é o único ser vivo que necessita de ajuda por muito mais tempo até conseguir cuidar de si mesmo sozinho sem riscos de se ferir ou morrer de fome. Entretanto, apenas ser alimentado, trocado, isso também não lhe basta. Ele necessita da atenção e carinho de outro ser, que o acolha e lhe dê segurança (isto já comprovado em pesquisas científicas há muitos anos).
Assim sendo, cada ser humano não é apenas um Ser ÚNICO. Sua vida depende de sua INTERAÇÃO COM OUTROS SERES, mesmo que estes não sejam humanos. Portanto, cada ser humano é único mas também INTERDEPENDENTE de outros seres como também da Bioesfera.
.
Assim, podemos dizer que cada um de nós não é simplesmente “Um SER”, e sim um “INTERSER”.
.
INTERSER porque cada um de nós É, como SER ÚNICO. E ao SERMOS, o TODO está contido no UM. E o UM está contido no TODO!!
Assim…, Eu Sou; e Você É.
Você É; portanto, Eu Sou.
.
ESSE É O SIGNIFICADO DA PALAVRA INTERSER. Nós não somos apenas…, NÓS INTERSOMOS. ou, simplesmente, DEIXAMOS DE ‘SER’.
.
E, exatamente por isso, antes de tudo devemos estar em contato conosco mesmos, com o nosso interior mais profundo ao qual podemos dar o nome de CONSCIÊNCIA, ESPÍRITO, ALMA…
.
No mundo atual a maioria das pessoas não quer ficar em contato consigo mesma. Prefere se por em contato com outras pessoas ou coisas como o esporte, a política, a televisão, a internet, um livro… Querem esquecer a si mesmos…, ou querem “fugir” de si mesmos, de problemas que não querem ou não conseguem encarar de frente e resolver.
Esta é a causa de muitos de nós acabarmos doentes com depressão.
.
Sempre que temos um tempo de lazer convidamos logo alguém para estar conosco, ou vamos atrás de alguma coisa para preencher nossa mente ou nossos olhos. Abrimo-nos para que o mundo venha até nós e nos distraia ou influencie com ideias já formadas ou que nos levam a suprir nossos ‘vazios’ comprando e comprando tudo que não precisamos .

Assim, quando digo da necessidade de o Ser Humano “entrar em contato” significa “em contato consigo mesmo”, com seu interior mais íntimo – seu Espírito, a fim de encontrar em si mesmo a fonte da sabedoria, do entendimento, da compaixão que cada um traz dentro de si. E só então, interagir com seus semelhantes.
.
Estar em contato consigo mesmo é estar consciente do que acontece no seu corpo, nos seus pensamentos, na sua mente…, sempre ‘em relação’ ao outro e ao mundo ao seu redor.
.
Esse é o outro aspecto de INTERSER.
As crianças têm maior facilidade para compreender que existe dentro delas próprias algo maior do que seu corpo, mas que cabe direitinho dentro delas – sua consciência de SER e INTERSER. E ainda por instinto, as crianças SABEM QUE SOMOS PARTE DA NATUREZA QUE NOS CERCA E DELA DEPENDEMOS – coisa que ao ADULTOS JÁ SE ESQUECERAM.
.
Um outro lado do significado de INTERSER é o de “dar continuidade, fazer algo perdurar”. Significa que o caminho para o entendimento e a compaixão, aberto em nosso íntimo, deve ser continuado, constante, e isso só é possível quando entramos em contato com nosso verdadeiro Ser.
.
Seria o mesmo que perfurar o solo até atingir a fonte de água fresca escondida sob a terra para que o poço se inunde dela.
Quando entramos em contato com nosso verdadeiro Ser, a fonte de sabedoria, entendimento e compaixão jorra como água para o nosso consciente.
.
Esta é a base de todas as coisas: Estar conectado com nosso verdadeiro Ser é necessário para dar continuidade ao caminho iniciado em nosso nascimento.
E estar conectado ao outro a nossa volta é necessário para conseguirmos nos situar e compreender como somos Seres Únicos e Interligados.
.
Exatamente como uma corrente com seus elos que, mesmo diferentes entre si, sua união precisa ser forte e firme para manter a corrente inteira, o Ser Humano precisa manter-se interligado, unido fortemente, na Consciência clara e real de que a única chance de sobrevivermos está nessa “interdependência”, pois, se os “elos” se romperem, ou mesmo um único “elo” se romper, a ‘corrente’ desaparecerá. A Espécie Humana desaparecerá.

Ser Humano e a natureza – elos da Vida no Planeta

entendimento-total-integracao-homem-natureza-03-11-2016

Portanto, será o próprio Instinto de Sobrevivência do nosso lado “animal” que falará mais alto do que qualquer outro sentimento bom ou ganancioso, e até mesmo falará mais alto do que nossa própria Inteligência para que a Espécie Humana não desapareça. Apelos ao Amor ao Próximo, Compreensão, Caridade… nada disso tem surtido efeito na mente e coração dos seres humanos. Até agora o Egoismo e a Ganância têm vencido todos os sentimentos humanitários na sua grande maioria.

Assim, somente no dia em que a Humanidade tomar CONSCIÊNCIA de que SOMOS UMA ÚNICA CORRENTE FORMADA POR MUITOS ELOS e que precisamos nos manter Fortemente Unidos, só então, haverá Paz, Harmonia, Respeito ao outro e à Bioesfera, mesmo que não haja Amor nem Compreensão entre as Raças e Culturas, Religião, Filosofia de vida, Valores ou mesmo Princípios…, porque o que falará mais alto do que tudo isso será tão somente o INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA para que a Espécie Humana permaneça viva, não desapareça!!!

Só vou considerar excelente este meu texto se ele conseguir “tocar” e “acordar” as pessoas sobre o perigo que a Humanidade corre de desaparecer.

Gostaria que TODOS ENTENDESSEM que NÃO PRECISAMOS AMAR O OUTRO PARA AJUDÁ-LO numa necessidade. AJUDAR O OUTRO QUANDO ELE PRECISA FAZ PARTE DE NOSSAS OBRIGAÇÕES COMO  INTERSER.

As pessoas entram em guerra por terem Filosofias de Vida ou Religiões diferentes. Quando todos raciocinarmos como Interser, em lugar de Guerras promoveremos a União e o Cuidado do próximo e do nosso planeta, tão somente por sermos Egoístas e desejarmos manter a nossa Espécie Humana em evolução constante.

Não importa mais o Amor ao Outro se isso de nada ajuda a humanidade como um TODO.

O mundo quer se odiar porque uns pensam e agem de forma diferente de cada um? Que se odeiem, então…. DESDE QUE ESTE ÓDIO NÃO PREJUDIQUE  A CONTINUIDADE DA EVOLUÇÃO da ESPÉCIE HUMANA…, NEM DO PLANETA EM QUE VIVEMOS – e de cujos recursos necessitamos para a nossa sobrevivência com Qualidade de Vida. DESDE QUE O ÓDIO NÃO QUEBRE, não desfaça o ELO da nossa corrente como Espécie Humana. Simples assim!!!

PENSEM NISSO.

REFLITAM SOBRE ISSO!

MOSTREMOS QUE REALMENTE  SOMOS  INTELIGENTES!!

 

2 comentários sobre “INTERSER

  1. Simplesmente BRILHANTE, minha querida Angela Alem ❤ ❤ . Neste texto você consegue demonstrar a importância da Consciência Coletiva através do INTERSER.
    Adorei o seu texto e tenho um enorme orgulho de você, na relação de INTERSER comigo. ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada por suas palavras, meu querido Alfredo. ❤ ❤ Espero que as pessoas (principalmente Educadores) ao lerem o que escrevo, consigam perceber também a razão de eu insistir tanto na Transdisciplinaridade como método de ensino- sem a qual não se chega ao raciocínio abrangente do Todo com suas interligações aparentemente distantes. Estamos todos interligados – Seres Humanos e Natureza caminham de mãos dadas, mesmo que não percebam isso. Assim, o que acontce de ruim a uma parte acaba se refletindo na outa, afetando a todos – para o Bem ou para o Mal. ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário